BA6 distinguida com Prémio Defesa Nacional e Ambiente

A Base Aérea n.º 6 (BA6) foi recentemente distinguida com o Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2013. Numa cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, realizada em 21 de janeiro, o Comandante da Base Aérea n.º 6, Coronel António Temporão, recebeu o diploma que distinguiu o contributo da Unidade durante o ano de 2013 para a qualidade do ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, através da utilização eficiente dos recursos naturais, da promoção de boas práticas de gestão de ordenamento do território e da protecção e valorização do património natural e paisagístico e da biodiversidade.

Com esta distinção, para além de um diploma de louvor público, a BA6 recebeu um apoio financeiro que será aplicado na implementação de painéis solares nos alojamentos da Unidade.
Sob o título “Cumprir a Missão, preservando o Ambiente”, a candidatura desenvolvida pelo Gabinete da Qualidade e Ambiente retrata o esforço desenvolvido pela Unidade na adoção de um desempenho ambiental mais sustentável, de respeito pela biodiversidade do meio em que se insere e apresenta um conjunto de atividades que foram realizadas neste sentido.

A ação da BA6 na área do ambiente não se cinge apenas à Unidade, tendo havido uma preocupação em abranger a comunidade envolvente nas ações desenvolvidas, através da celebração de protocolos com instituições de ensino superior e de investigação científica, no âmbito da proteção da biodiversidade, da avaliação do impacte ambiental, do ruído produzido e da análise do desempenho organizacional da BA6, no que concerne ao desenvolvimento sustentável, que permitiu o contacto mais próximo de grupos escolares e juvenis com a natureza. A ação descrita na candidatura só se tornou uma realidade inovando na identificação de soluções, com pouca ou sem expressão orçamental, recorrendo aos recursos disponíveis na Unidade e reflete a ação desenvolvida para alcançar o objetivo de proteger o ambiente, mesmo quando se cumpre uma missão tão exigente como é a da BA6.

O Prémio Defesa Nacional e Ambiente foi criado em 1993, por despacho conjunto dos Ministros da Defesa Nacional e do Ambiente e Recursos Naturais, tendo, desde o início até hoje, sido apresentadas a cerca de 90 candidaturas, pelos três ramos das Forças Armadas.

Coordenado, atualmente, pela Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional, o prémio tem como objectivo incentivar as boas práticas ambientais nas Forças Armadas Portuguesas, vincando assim as preocupações da Defesa pela preservação dos recursos do nosso País.



Por: PF
TEN/RHL