Lançamento do Livro DEZ DÉCADAS DE FORÇA AÉREA

A Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea lançou no dia 04 de março de 2015, no Estado-Maior da Força Aérea - o Livro DEZ DÉCADAS DE FORÇA AÉREA, no âmbito das Comemorações do Centenário da Aviação Militar.
 
O livro apresenta, através de 335 imagens, a Aviação Militar Portuguesa e a sua contribuição para a Defesa Nacional, na paz e na guerra.
 
Ao longo de 190 páginas percorrem-se os vários períodos de 1914, data da criação da Aviação Militar, com as componentes Exército e Marinha, passando pela formação da Força Aérea Portuguesa como ramo independente, em 1952, até à actualidade.

A sessão de apresentação do livro foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco. Teve ainda como oradores o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea - General José Araújo Pinheiro -, o ex-Chefe do Estado Maior da Força Aérea - General Brochado de Miranda -, o Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea - Tenente-General Mimoso e Carvalho - e com uma representante da editora do Livro (a By The Book), Margarida Oliveira. Estiveram também presentes várias altas entidades militares e civis ligadas à História da Aviação Militar Portuguesa.

Eis a sinopse do livro:
DEZ DÉCADAS DE FORÇA AÉREA apresenta-nos numa revista de imagens a Aviação Militar Portuguesa e a sua contribuição para a Defesa Nacional, na paz e na guerra.
Desde que o Homem inventou a máquina que desafiou a Lei da Gravidade, voar tem sido uma fonte constante de fascínio para ir cada vez mais longe, mais depressa e mais alto. A área militar reforçou e depressa ultrapassou os limites desse fascínio!
Dos pequenos e históricos aeroplanos e hidroaviões iniciais “de pau e trapo” à magia e complexidade das novas aeronaves militares supersónicas, a História da Aviação Militar Portuguesa está presente nesta edição através de uma seleção de imagens, algumas inéditas, mas “máquinas voadoras” que a equiparam.
Desde 1914, data da criação da Aviação Militar, com as componentes Exército e Marinha, passando pela formação da Força Aérea Portuguesa como ramo independente em 1952, percorrem-se vários períodos desde a fundação, consolidação e desenvolvimento, até ao presente.
Capítulo a capítulo, década a década, vão surgindo as aeronaves e suas missões em diversa e interessante variedade, cuja sequência de imagens, nos permite vivenciar a simplicidade dos primeiros biplanos e a complexidade das aeronaves da atualidade. As imagens são acompanhadas de legendas cuja narrativa complementa o texto introdutório de cada década.

DEZ DÉCADAS DE FORÇA AÉREA é um testemunho da Aviação Militar Portuguesa, como componente aérea do Poder Militar Nacional desde a sua criação em 1914. É passado e presente, mas é também ter cumprido e querer continuar a cumprir!
É uma homenagem a todos os homens e mulheres que ao longo dos anos serviram Portugal com entusiasmo, dedicação e profissionalismo, em paz e na guerra, muitos dos quais deram as suas vidas em sacrifício supremo.

Pode adquirir exemplares deste livro clicando aqui.