Operações Aéreas na Roménia

Realizou-se no dia 15MAI15, na Base Aérea de Campia Turzii (71st Air Base), Roménia, a cerimónia oficial que marcou o início das Operações Aéreas da Força Nacional Destacada (FND), Operation Falcon Defence 15, no âmbito das Assurance Measures (AM) adotadas pela NATO e com o intuito de promover a “…segurança e defesa colectiva no flanco sul da Europa”.

A Força Nacional tem ainda o objectivo de realizar missões de treino com a Força Aérea Romena e restantes parceiros aliados destacados na região, com o intuito de treinar e consolidar procedimentos de operação em coligação, no âmbito da “…defesa da integridade do espaço aéreo NATO”.

Portugal, que já havia realizado operações similares em 2007 e 2014 na Lituânia, e em 2012 na Islândia, reforça assim, uma vez mais, o contributo nacional para a coesão e esforço militar conjunto da aliança.

O contigente português é composto por mais de 80 militares da Força Aérea das áreas de operações, proteção da força, manutenção, logística, comunicações e sistemas de informação, relações públicas e por quatro aeronaves F-16 Fighting Falcon.