Conteúdo principal

Militares da Força Aérea promovem lingua e cultura portuguesa

A Força Nacional Destacada na Roménia, empenhada na Operação FALCON DEFENCE 15 associou-se a diversas iniciativas de promoção da cultura e língua portuguesa além-fronteiras e de fomento das relações inter-culturais entre Portugal e aquele país.

No passado dia 19 de maio, os militares ofereceram livros de vários autores portugueses a alunos romenos que se encontram frequentar o curso superior de língua portuguesa na Universidade de Letras de Cluj.

Nos dias 19 e 20 de maio, o Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Cluj organizou duas conferências sobre aspectos contemporâneos da Língua Portuguesa – Como ser cortês em português –, na Universidade Babeș-Bolyai, às quais também se associaram os militares da Força Aérea. Para além do Comandante do Destacamento Português, Tenente-Coronel Francisco Dionísio, as conferências contaram com a intervenção de Maria Helena Araújo Carreira, professora catedrática na Universidade Paris 8, e Isabel Margarida Duarte, professora associada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O Português é uma língua cada vez mais procurada na Universidade Babeș-Bolyai, fruto de um protocolo celebrado entre a Universidade e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua, tendo sido criado o CLP, que organiza cursos de Português.

O Centro recebe anualmente professores universitários de Portugal, de França e do Brasil que fazem conferências sobre a língua portuguesa e as culturas de expressão portuguesa e tem uma turma de 30 alunos.