Conteúdo principal

EH-101 e C-295 resgatam mais dois doentes no navio Saga Sapphire

A Força Aérea resgatou dois passageiros do navio Saga Sapphire, no dia 23 de fevereiro, a cerca 417 quilómetros da Ilha Terceira. Os indivíduos, ingleses de 78 e 79 anos, necessitavam de assistência médica urgente e foram recuperados pela equipa do helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”.

Esta foi a segunda missão de resgate no navio Saga Sapphire, uma vez que, já na madrugada do dia 22 de fevereiro, o helicóptero dos "Pumas" havia sido ativado para recuperar uma doente, inglesa com 78 anos, a cerca 220 quilómetros da Ilha Terceira, Açores.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) planeou e coordenou toda a actividade aérea. Foram empenhadas duas aeronaves: o EH-101, com uma equipa de emergência médica a bordo, e o C-295M, para fazer a detecção inicial da embarcação, devido à distância a que a mesma se encontrava. Os passageiros foram retirados do navio e transportados até ao Aeroporto de Ponta Delgada, de onde seguiram para o Hospital do Divino Espírito Santo.

O pedido de auxílio chegou ao RCC Lajes pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, tendo este contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar do INEM, que, após contacto com o navio, determinou a necessidade de resgate.