Comemorações do 71.º Aniversário da Força Aérea
Anualmente, a Força Aérea procura celebrar o aniversário da Instituição em locais distintos, sobretudo naqueles em que a nossa presença física não é permanente, permitindo chegar a todos os cidadãos. É neste contexto que este ano as comemorações centram-se em Bragança.
1 de julho
As origens da Força Aérea remontam à história da aviação, mais concretamente a 1915, ano em que foi criada a Aeronáutica Militar, e, a 1917, ano de criação da Aviação Naval. Nestas datas, respetivamente, o Ministério do Exército e o Ministério da Marinha tinham assim conquistado o poder aéreo.
Com o fim da II Guerra Mundial, a organização militar, pelo mundo fora, viria a conhecer uma nova componente: a força aérea. E Portugal não seria indiferente. Depois de Major Resende transpor a ideia, o General Humberto Delgado viria a dar voz à criação de um ramo totalmente dedicado ao poder aéreo. Mas o processo estaria longe de ser pacífico. Com argumentos mais emocionais do que racionais, foram diversas as tentativas para manter a aviação na alçada dos Ministérios do Exército e da Marinha.
No entanto, os esforços empreendidos seriam em vão e em 1 de julho de 1952 era emitido o Decreto-Lei n.º 38.805 que daria corpo à criação da Força Aérea Portuguesa.
Assinalamos este ano os 71 anos de uma instituição que, apesar de ser a mais moderna dos três ramos das Forças Armadas, é herdeira de uma história única onde o homem foi constantemente se desafiando para chegar ainda mais longe: o desafio de voar.