Conteúdo principal

Força Aérea participa no exercício AÇOR16

A Força Aérea participou, entre os dias 02 e 09 de junho, no Exercício AÇOR16. Este exercício conjunto do Comando Operacional dos Açores decorreu nas ilhas Terceira e São Miguel e teve como objetivo treinar e avaliar a prontidão dos Comandos, Forças e Meios sediados no arquipélago. Em causa, a resposta a uma situação de crise, o apoio a ações de proteção civil, a projeção de apoio por parte das Unidades do continente e a avaliação das capacidades de sustentação das forças e meios.

O cenário teve por base os riscos existentes no Arquipélago, nomeadamente os riscos de origem sismo-vulcânica e a ocorrência de uma catástrofe natural, com incidência na freguesia dos Mosteiros, no Concelho de Ponta Delgada, São Miguel.

A Força Aérea participou na projeção das forças do continente para a Região Autónoma dos Açores e entre ilhas, com duas aeronaves C-130H e C-295M, e empenhou também uma Equipa de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química NRBQ, da Esquadrilha de Defesa NRBQ (EDNRBQ) do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) (com a valência/capacidade de Deteção, Identificação e Monitorização NRBQ, Descontaminação de Operacionais NRBQ e Assessoria NRBQ).

O CTSFA/EDNRBQ ministrou ainda uma palestra sobre meios e capacidades no apoio à proteção civil no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e efetuou uma demonstração prática da Equipa de Defesa NRBQ, que decorreu no Centro de Formação da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, na ilha Terceira.