Conteúdo principal

Representação do CEMGFA visita duas FND na Lituânia

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) - General Manuel Teixeira Rolo – visitou, entre os dias 10 e 12 de agosto de 2016, dois destacamentos portugueses na Lituânia, em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro.

A comitiva incluiu ainda o Chefe do Estado-Maior do Exército – General Frederico José Rovisco Duarte –, o Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares - Vice-Almirante Fernando Pires da Cunha – o Comandante da Base Aérea N.º 5 da Força Aérea – Coronel João Caldas – e o Tenente-Coronel Pedro Vasconcelos de Almeida, em representação do Comandante da Brigada de Reacção Rápida do Exército, Major-General Carlos Perestrelo.

A visita realizou-se a convite das Forças Armadas da Lituânia, no âmbito da participação do Exército Português – enquanto Força Nacional Destacada (FND) - no exercício internacional Flaming Thunder 2016, a decorrer neste país; e da presença da FND da Força Aérea Portuguesa na missão NATO Baltic Air Policing (BAP) 2016.

A delegação portuguesa teve oportunidade de estar presente no último dia do exercício Flaming Thunder 2016 (em Pabradé), bem como de visitar o Centro de Relato e Controlo da Lituânia (em Karmelava) e o destacamento do BAP (em Siauliai).

Foram três dias de visita que permitiram verificar pessoalmente o desempenho e a capacidade das suas FND quer em contexto de exercício, quer em contexto de missão real.



 
Nota: No dia 11 de agosto, o CEMFA fez questão de homenagear uma camarada da Força Aérea que pereceu no dia anterior, a 10 de agosto de 2016, vítima de doença prolongada. Fora do país em missão oficial, o General Manuel Teixeira Rolo reuniu-se com o destacamento BAP 2016 no Monte das Cruzes, perto de Siauliai. A homenagem à Tenente Lígia Silva foi prestada junto às cruzes da Força Aérea neste local, tendo o CEMFA explicado aos seus militares que teve “o privilégio de promover a Lígia Silva a Tenente, colocando-lhe as passadeiras no novo posto”. Houve lugar à entrega de um ramo de flores com uma dedicatória do General Rolo e a um momento de silêncio por parte de todos os militares. A Força Aérea endereça as condolências a toda a sua família, amigos e camaradas. Paz à sua alma.