
Pela manhã, em coordenação com a Marinha, foi resgatado um doente que se encontrava a bordo do pesqueiro “Nuevo Taconeo”, a cerca de 460 quilómetros a sudoeste do Montijo. A missão envolveu uma aeronave EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, e uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”.
Já nos Açores, a Força Aérea, em coordenação com a Marinha, o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, resgatou na tarde do mesmo dia, 09 de março, um tripulante do pesqueiro "Loucenzas".
Esta embarcação navegava a cerca de 352 quilómetros a Noroeste da Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. O tripulante, um homem de 53 anos e de nacionalidade espanhola também ele, necessitava igualmente de cuidados médicos.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após solicitação do Centro de Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, conduziu as operações aéreas. Para tal, empenhou um helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas,” com uma equipa médica militar a bordo.
O indivíduo foi retirado da embarcação pela tripulação do helicóptero e posteriormente transportado até ao Hospital de Santo Espírito Santo da Ilha Terceira. Após a missão, o meio aéreo regressou à Base Aérea N.º 4, onde está em destacamento permanente.
Vídeo da primeira missão: