Conteúdo principal

Força Aérea resgata doente a bordo de navio

Durante a tarde de ontem, 5 de novembro, a Força Aérea resgatou um doente a necessitar de cuidados médicos urgentes que se encontrava a bordo do navio de passageiros “Queen Anne”.

O resgate foi efetuado com recurso a um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, que descolou do Aeródromo de Manobra N.º 3, no Porto Santo, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC – Lisboa) ter recebido o alerta da necessidade de recuperar doente. 

O navio “Queen Anne” navegava a mais de 210 quilómetros de Porto Santo quando o paciente foi recolhido em segurança pelo Recuperador-Salvador para o helicóptero da Força Aérea, onde foram ministrados os primeiros cuidados de saúde pelo Enfermeiro Aeronáutico. De seguida o doente foi transportado para o Funchal e recebido por uma unidade da Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida, que o acompanhou até uma unidade hospitalar. A missão teve uma duração total de três horas e 30 minutos de voo.

Esta operação foi realizada em coordenação com o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa.

Nos últimos dez dias este é já o terceiro resgate em navio efetuado pela Força Aérea que volta a demonstrar a prontidão e capacidade de resposta com sucesso às missões mais exigentes.

A voar, protegemos!