Helicópteros AW119MKII "KOALA" apresentados em Beja

Os novos helicópteros da Força Aérea foram oficialmente apresentados no dia 18 de fevereiro, na Base Aérea N.º11, em Beja. A cerimónia de receção dos AW119MKII "KOALA", que serão operados pela Esquadra 552 – “Zangões”, foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

"Estes são os primeiros dois helicópteros, de um conjunto de cinco, que estão previstos chegar até ao início do próximo ano. Com esta aquisição, o Sistema de Forças Nacional fica com capacidades mais recentes, garantindo melhor operabilidade e segurança. Fica também melhor equipado para colaborar nas diferentes missões em território nacional, nomeadamente no apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais», referiu o ministro da Defesa Nacional.

No início da cerimónia, o ministro João Gomes Cravinho impôs a Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, salientando a importância do seu Comando no processo de "aquisição da nova frota de helicópteros, que vão substituir os Alouette III", bem como "no programa de alienação de aeronaves F-16 à Roménia, que tem sido executado de uma forma exemplar".