43 anos “Para que Outros Vivam”

Em 28 de abril de 1978 era criada a Esquadra 751 – "Pumas". São 43 anos de história dedicados sobretudo às missões de busca e salvamento, missão essencial da esquadra desde a sua fundação.

Equipada inicialmente com os helicópteros SA-330 PUMA, a qual deve o cognome, em 2005 a Esquadra 751 recebia o atual sistema de armas EH-101 Merlin. Um marco significativo que permitiu à esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e aumentar a capacidade de operação. 

Prova disso são as mais de 4470 vidas salvas desde que há registo, muitas através do EH-101 Merlin que alcançou este ano o marco das 30 mil horas de voo.

Sediada na Base Aérea N.º 6 (BA6), atualmente a Esquadra 751 tem como missão executar operações de apoio tático e de busca e salvamento, que incluiu operações de busca e salvamento e de evacuação sanitária; mobilidade e assalto; transporte tático e geral; reconhecimento e apoio; operações de vigilância e fiscalização marítima; e extração de combatente no âmbito de busca e salvamento em combate (CSAR).

Os militares que compõem a Esquadra 751 dedicam-se 24 horas por dia, 365 dias por ano, com tripulações de alerta permanente na BA6, em Montijo, no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3), no Porto Santo, e Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, tudo “Para que Outros Vivam”.

 

VEJA O VÍDEO