A "Esquadra 504 - "Linces" tem sido empenhada diariamente para efetuar transportes médicos aéreos entre o Arquipélago dos Açores e o Continente.
Desde quinta-feira que os Linces têm sido ativados para garantir que doentes que se encontram nos Açores recebam cuidados de saúde indisponíveis naquela região, obrigando à transferência para hospitais do Continente.
Na quinta-feira, feriado de 8 junho, a tripulação de alerta foi ativada pelas 21H, tendo a missão prosseguido pela madrugada, só acabando às 8H do dia seguinte.
Nove horas depois, pelas 17H00 de 9 de junho, o avião Falcon 50 descolava novamente do Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, para regressar aos Açores para um novo transporte médico aéreo. A missão ficaria concluída pelas 23H.
Pela terceira vez em três dias, a Esquadra 504, ao início da tarde do feriado de 10 de junho, seria novamente ativada para transportar um terceiro doente entre as Lajes e Lisboa.
A bordo da aeronave seguiu uma equipa do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, que garantiu os cuidados de saúde durante a viagem.
Três dias, três missões, três vidas a bordo do avião "Falcon 50" porque "Entre Gente Remota Edificaram" os Linces.