A Força Aérea esteve fortemente empenhada em missões de apoio à população durante o fim de semana. Desde sábado, 11 de maio, realizaram-se 12 missões de transporte de doentes, entre ilhas e entre ilhas e o continente, que resultaram em 16 vidas salvas em menos de 72 horas.
A primeira ativação surgiu no sábado de manhã quando um avião C-295M, do destacamento permanente da Esquadra 502 – “Elefantes” no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, transportou um doente a necessitar de cuidados médicos urgentes, entre ilhas do Arquipélago da Madeira.
Já durante a tarde de sábado a Força Aérea voltou a entrar em ação ao transportar dois doentes que necessitavam de receber apoio médico diferenciado entre a Ilha de Santa Maria e a Ilha de São Miguel. Para esta missão foi empenhado um avião C-295M, do destacamento permanente da Esquadra 502 – “Elefantes”, na Base Aérea N.º 4, Ilha Terceira.
Os “linces” não quiseram ficar para trás no apoio à população e empenharam um Falcon 50 no transporte de longa distância de uma mulher grávida, que carecia de apoio médico diferenciado. A missão decorreu entre a Ilha Terceira e Lisboa.
Ainda durante a tarde de sábado a Esquadra 752 – “Fénix” também disse presente, tendo transportado um doente urgente entre a Ilha do Faial e a Ilha de São Miguel.
O dia estava ainda longe de terminar para a Força Aérea e particularmente para a Esquadra 502 – “Elefantes” que, do final da tarde até ao fim do dia de sábado, transportou três doentes em três missões distintas, dois no Arquipélago da Madeira e um no Arquipélago dos Açores.
Domingo começou da mesma forma que terminou o dia anterior, com nova ativação. Desta feita foi a Esquadra 752 – “Fénix” a entrar em ação. Durante a madrugada um helicóptero EH-101 Merlin transportou um doente urgente da Ilha Graciosa para a Ilha Terceira.
Durante o dia foram ativados um C-295M e um Falcon 50 para realizarem dois transportes de um doente cada.
Já ao final do dia a Esquadra 752 – “Fénix” voltou a ser ativada. Uma mulher de 28 anos que se encontrava a bordo do navio ''SV ABALONE'', a navegar a cerca de 624 km das Lajes, necessitava de ser resgatada. A acompanhar o resgate esteve também um avião C-295M, da Força Aérea.
Esta sucessão de transportes terminou já durante o dia de hoje, 13 de maio, com os “Elefantes” a transportarem duas mulheres de 64 anos e um homem de 34 anos, a necessitarem de apoio médico urgente, entre ilhas do Arquipélago da Madeira.
A voar, protegemos!