
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), em parceria com a Força Aérea, realizou nos últimos dois dias o primeiro curso de transporte aéreo neonatal e pediátrico.
Esta formação teve como objetivo capacitar profissionais de saúde para o manuseamento seguro de neonatos e crianças em situações críticas de transporte.
A Força Aérea esteve representada pelo Núcleo de Evacuações Aeromédicas, tendo como orador o Tenente-Coronel Luís Gonçalves que apresentou as características do transporte aéreo especializado nestas áreas. A atividades da Força Aérea nesta área foi demonstrada com uma simulação de um transporte de incubadora num avião C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”.
A colaboração entre o SESARAM e a Força Aérea reforça o compromisso de garantir a excelência no atendimento médico em situações de emergência, assegurando a segurança dos pacientes mais jovens.
A prontidão contínua da Força Aérea para os transportes médicos entre ilhas da Madeira é assegurada pelos destacamentos da Esquadra 502 - "Elefantes" e pela Esquadra 751 - "Pumas" no Aeródromo de Manobra N.º 3, através de um avião C-295M e um helicóptero EH-101 Merlin.