Conteúdo principal

Militares da Força Aérea em intercâmbio

Os militares do Centro de Relato e Controlo (CRC) da Força Aérea Portuguesa e homólogos espanhóis realizaram um intercâmbio entre 11 e 15 de novembro que permitiu a partilha de conhecimentos e experiências.

Durante aquele período, o CRC português, também conhecido por BATINA e localizado em Monsanto, recebeu dois militares espanhóis, enquanto o CRC espanhol, conhecido por PEGASO, localizado em Torrejón, acolheu dois militares portugueses.

O intercâmbio, proporcionado no âmbito das atividades aprovadas pelos Estados-Maiores Peninsulares, envolveu ainda militares de outras forças congéneres, com BATINA a receber três militares polacos, enquanto PEGASO contou com a presença de dois militares do CRC italiano.

Estes intercâmbios, além de proporcionarem uma valiosa troca de experiências e conhecimentos, são essenciais para reforçar as relações e cooperação entre aliados, promovendo a interoperabilidade e o espírito de unidade que caracteriza a colaboração no âmbito da NATO.

O CRC da Força Aérea é responsável por assegurar a vigilância do espaço aéreo nacional e o comando tático sobre os todos os meios – tanto aéreos como de superfície – que lhe são atribuídos. Em situação de crise e conflito compete ao CRC assumir o controlo do espaço aéreo nacional.