Comemorações coroadas de êxito
Ao longo da última semana, a Força Aérea celebrou o 73.º aniversário na cidade da Figueira da Foz, com uma programação especial que envolveu toda a comunidade. Sob o lema “Na Foz da Mudança, Voamos o Amanhã!”, o evento, que se estendeu por nove dias, destacou a história, as tradições e a missão da Força Aérea, oferecendo uma série de atividades dinâmicas e interativas para todos os públicos.
Exposições
Foram cinco as exposições que a Força Aérea promoveu durante a estadia na Figueira da Foz, fazendo honra ao passado, destacando o presente e projetando o futuro, envoltas em criatividade, arte, inovação e tecnologia.
O Parque de Exposições, na Praça da Europa, revelou-se um sucesso, com mais de 24.000 pessoas a visitarem o espaço, revelando grande interesse e envolvimento do público de todas as idades. Ali foi possível experienciarem o conceito de voar, seja com simuladores ou óculos de realidade virtual, entrarem em cockpit de aeronaves do passado e do presente e conhecerem o voo que a Força Aérea tem estado a realizar em direção à conquista do Espaço. Para além de demonstrações cinotécnicas e de inativação de engenhos explosivos, os visitantes conheceram a exposição dedicada aos 20 de operação do EH-101 Merlin em Portugal, através de uma experiência imersiva sobre a história, capacidades e vidas salvas por aquela máquina.
Atividades desportivas e académicas
O aniversário da Força Aérea contou com um vasto conjunto de atividades desportivas para todas as idades, com foco na comunidade e solidariedade. As inscrições esgotaram, mas muitos participantes, mesmo sem inscrição, não querendo ficar de fora.
Foram organizadas uma caminhada e uma prova de orientação solidárias, com o objetivo de recolher bens alimentares não perecíveis, posteriormente doados a três instituições locais. Além disso, realizaram-se várias atividades desportivas na Praia de Buarcos, envolvendo participantes de todas as idades, dos 2 aos 77 anos.
Em termos de atividades científicas e académicas, promoveram-se as Jornadas Aeroespaciais e deu-se a conhecer o Programa de Alta Performance, que reuniu diversos especialistas promovendo a transmissão e partilha de conhecimentos.
Momentos musicais e espetáculos
No dia 30 de junho, a Banda subiu ao palco para um concerto com a participação especial da cantora Áurea. A noite terminou com um espetáculo de drones, iluminando os céus da Figueira da Foz.
Também no dia 5 de julho a Banda encantou o público no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, com um programa construído em torno do tema "Amor” e com as participações especiais das professoras Nathalie Gal e Joana Ferreira, do Conservatório de Música David de Sousa.
Durante a semana, a Banda de Música da Força Aérea promoveu concertos pelas freguesias da Figueira da Foz e momentos musicais surpresa que deliciaram o público.
Batismos de voo e exibições aéreas
Como em anos anteriores, a Instituição realizou batismos de voo, permitindo a mais de 300 pessoas voar a bordo do KC-390, sobre a Figueira da Foz, proporcionando momentos de êxtase entre os participantes, muitos deles a terem a primeira experiência de voo.
As comemorações terminaram no domingo, dia 6 de julho, com um conjunto de demonstrações táticas e de performance de aeronaves.
O público teve a oportunidade de ver uma variedade de aeronaves em exibição, incluindo o AW119 Koala, o EH-101 Merlin, o UH-60 Black Hawk, o Epsilon TB-30, o C-295M, o C-130H, o P-3C, o KC-390, o Falcon 50 e os F-16M, proporcionando um espetáculo aéreo de alto nível técnico e precisão.
E como forma de aproximação aos mais jovens e aproveitando a coincidência nas datas, a Força Aérea marcou presença no festival RFM SOMNI INTERMARCHÉ com uma participação muito especial que colocou os festivaleiros a vibrar de olhos postos nos céus.
Cerimónias Militares
Na manhã de 5 de julho, a Avenida do Brasil encheu-se de público para assistir à cerimónia militar comemorativa do 73.º Aniversário da Força Aérea, que contou com um desfile de meios aéreos sobre os céus. Presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, a cerimónia foi o ponto alto das comemorações onde a tradição militar voa mais alto. Em discurso emotivo, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea exaltou o orgulho que sente nos militares que comanda.
Se as celebrações arrancaram com o hastear da Bandeira Nacional, do Município da Figueira da Foz e da Força Aérea, as festividades e a presença da Força Aérea na Figueira da Foz terminaram com o arriar das bandeiras, posteriormente ofertadas à Câmara Municipal da Figueira da Foz como forma de recordação.
As comemorações do 73.º aniversário da Força Aérea foram uma oportunidade única para estreitar laços entre a Instituição e a comunidade local, reforçando a presença na rotina da população.
Em todos os eventos a adesão da população foi massiva, o que revelou uma simbiose de extremo significado entre os Figueirenses e visitantes e a Força Aérea, ultrapassando todos os objetivos definidos.