
A Esquadra 506 – “Rinocerontes” da Força Aérea iniciou, durante as duas últimas semanas do mês de julho, o programa de formação de duas tripulações da Força Aérea dos Países Baixos, que futuramente também irão operar o avião KC-390.
Este foi mais um passo importante alcançado pela esquadra, tendo o programa de formação incluído sessões em simuladores de aclimatização às práticas e procedimentos da aeronave, onde foram realizadas 11 missões de voo aerologístico, totalizando perto de 50 horas de voo.
Esta colaboração representou uma excelente oportunidade para a partilha de experiências, com possibilidade de troca de conhecimento técnico e fortalecimento dos laços entre as duas forças aéreas. A partilha de uma plataforma comum como o KC-390 reforça a interoperabilidade entre aliados e evidencia a capacidade da Força Aérea para liderar iniciativas de formação e treino em contexto multinacional.
A Força Aérea, através da Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, foi pioneira a nível europeu na introdução e implementação do KC-390.