Conteúdo principal

Esquadra 101 condecorada com a Ordem Militar de Avis

Durante esta manhã, 13 de setembro, teve lugar, na Base Aérea N.º 11, em Beja, a cerimónia de imposição da Condecoração da Ordem Militar de Avis à Esquadra 101 – “Roncos”, como reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta Esquadra de Voo.

A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, que procedeu à imposição da condecoração à Esquadra 101, sublinhando o papel preponderante que esta desempenha, por ser responsável pela fase final da formação dos futuros Pilotos-Aviadores da Força Aérea.

A história da Esquadra 101 – “Roncos” remonta a 14 de maio de 1914, com a criação da Escola Aeronáutica Militar. Dois anos mais tarde, a 2 de novembro de 1916, teve início o primeiro curso de pilotagem ministrado em Portugal, do qual foram brevetados 13 dos 16 alunos. A designação de Esquadra 101 – “Roncos” foi adotada em 1978, aquando da sua reorganização e integração na Força Aérea, sucedendo à antiga Esquadra de Instrução Elementar de Pilotagem. Foi também nessa altura que se concretizou a transição da aeronave Chipmunk para o Epsilon TB-30, meio aéreo que continua a ser utilizado na formação dos novos Pilotos nos dias de hoje. Como reconhecimento do seu percurso e contributo, a Esquadra foi distinguida, a 26 de julho de 1995, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

A Ordem Militar de Avis destina-se a distinguir serviços militares de elevado mérito, atribuída a oficiais ou entidades que se destacam pela sua exemplar contribuição para as Forças Armadas. Para a sua atribuição é necessário ter realizado serviços altamente meritórios, reconhecidamente relevantes e distintos e que tenham contribuído para o prestígio militar. Pela excelência demonstrada no cumprimento da sua missão de formação de Pilotos-Aviadores, com mais de 110 000 horas de voo e mais de 2 500 pilotos formados, e pelo impacto determinante no desempenho da Força Aérea, tanto em contexto nacional como internacional, foi atribuiado à Esquadra 101 – “Roncos” o título de Membro Honorário da Ordem Militar de Avis, como reconhecimento dos relevantes serviços prestados.