Decorreu ontem, 06 de novembro, a cerimónia de rendição de Comandante da Base Aérea N.º 11, em Beja, onde foi investido como novo Comandante o Coronel, Piloto-Aviador, Monteiro da Silva, rendendo na função o Coronel, Piloto-Aviador, João Rosa, num evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, que marcou ainda o 61.º aniversário daquela unidade.
Perante a presença dos militares e trabalhadores civis da BA11, o novo Comandante enalteceu o empenho e espírito de camaradagem de todos os elementos da unidade, valores sobre os quais pretende continuar a “elevar a BA11 aos mais altos padrões de excelência operacional”.
Em discurso, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, agradeceu publicamente ao Comandante cessante, Coronel João Rosa, pelos últimos dois anos de serviço, e transmitiu ao novo Comandante, Coronel Monteiro da Silva, a convicção em como os novos desafios serão atingidos com base nos “atributos que tem vindo a mostrar ao longo da sua carreira militar”. O Comandante da Força Aérea frisou ainda que a BA11 passa a ter, cada vez mais, uma maior relevância no dispositivo da Força Aérea, alavancado pelo “valor, a excelência do desempenho, a competência e o saber” de todos os militares e trabalhadores civis da unidade.
Pelo desempenho enquanto Comandante da BA11 nos últimos dois anos, o Coronel João Rosa foi investido com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, que se destina a galardoar serviços de carácter militar, relevantes e extraordinários, ou atos notáveis de qualquer natureza ligados à vida da instituição militar, de que resulte, em qualquer dos casos, honra e lustre para a Pátria ou para a própria instituição.
Na cerimónia de celebração de 61 anos da Unidade, houve ainda lugar à imposição de condecorações a militares da unidade, entrega de Pergaminhos Comemorativos dos 25 Anos de Serviço na Força Aérea, homenagem aos mortos e civis e rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade.
O Coronel, Piloto-Aviador, Monteiro da Silva ingressou na Academia da Força Aérea em 1996, tendo efetuado o Curso de Pilotagem na BA11 nas aeronaves TB-30 Epsilon e Alpha-Jet. Entre 2003 e 2006 esteve colocado na Esquadra 101 – “Roncos” e, em 2007, transitou para a Esquadra 301 – “Jaguares”, na Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, onde voou F-16, tendo assumido a função de Comandante daquela esquadra em 2017.

