A Base Aérea N.º 8, em Ovar, acolheu, na passada terça-feira, dia 4 de novembro, a quinta edição das Jornadas do Ambiente da Força Aérea, subordinada ao tema “Os Recursos Hídricos – H2ON”, que contou com a participação de 47 pessoas, entre elementos da Força Aérea e entidades convidadas.
O programa do evento incluiu diversas palestras que abordaram questões centrais relacionadas com a preservação de recursos ambientais, enquadrados ao contexto militar. Entre os palestrantes, de destacar o Administrador da Região Hidrográfica do Norte, António Afonso, que apresentou uma perspetiva sobre a gestão e proteção do tema principal das jornadas, enquanto a Diretora de Serviços da Direção-Geral de Armamento Património e Defesa Nacional, Ana Cristina Correia, debateu sobre as estratégias para construir uma Defesa mais sustentável.
A manhã terminou com uma intervenção do Chefe da Repartição da Logística da Divisão de Recursos da Força Aérea, Tenente-Coronel Júlio Santos, dedicada ao roteiro para a neutralidade carbónica na Força Aérea, um compromisso assumido pela Instituição que estabelece metas de redução do impacto ambiental até 2050.
Durante a tarde, teve lugar o segundo painel, reservado a militares e trabalhadores civis da Força Aérea, que contou com a participação de quatro oradores internos com funções e responsabilidades nas áreas de gestão ambiental e de recursos hídricos em diferentes direções e unidades da organização. Foram debatidos temas como o reaproveitamento da água, o papel dos recursos hídricos no combate a incêndios florestais, o cumprimento da missão das bases sustentáveis e a gestão ambiental e as competências partilhada entre unidades.
As V Jornadas do Ambiente da Força Aérea destacaram o compromisso da Instituição com a sustentabilidade e a preservação ambiental, constituindo-se como um espaço de diálogo interdisciplinar, onde se projetou a importância de uma gestão eficiente da água e da integração da sustentabilidade nas práticas e planeamento da Força Aérea.
