Conteúdo principal

Novo Comandante na Base Aérea N.º 8 em dia de aniversário

Realizou-se ontem, dia 27 de novembro, a Cerimónia do 2.º Aniversário da Base Aérea N.º 8 (BA8), que incluiu também a Rendição do Comandante daquela unidade. 

Numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, tomou posse como novo Comandante o Coronel, Piloto-Aviador, Agostinho Rocha, rendendo no cargo o Coronel Piloto-Aviador Sérgio Estrela. 

Falando para os militares e trabalhadores civis que vai agora comandar, o novo Comandante referiu ser com uma grande honra e sentido de responsabilidade que assume o comando da BA8, sublinhando o elevado desafio de servir e honrar a história daquela unidade. Antes de terminar, referiu-se diretamente a todos os que naquela unidade servem para salientar que “muito do prestígio da Força Aérea depende do nosso desempenho” apelando ao profissionalismo e dedicação de todos no cumprimento da missão que lhes é confiada.

Em discurso, o General CEMFA salientou a importância da BA8, referindo que “estão aqui estacionados instrumentos do poder aéreo essenciais à afirmação do Estado no plano interno e com uma componente fundamental à vida em sociedade e com impacto direto na vida quotidiana dos nossos concidadãos”. Realçou ainda a diversidade de meios e tipologias de missão que aquela unidade assegura como a Busca e Salvamento, os Transportes Médicos, Transporte de Órgãos para Transplante e, “não menos importante, assegurando futuramente a missão de combate aos incêndios rurais”. O Comandante da Força Aérea aproveitou o momento para ainda agradecer ao Comandante cessante, Coronel Sérgio Estrela, o empenho exemplar enquanto no exercício das funções, agraciando-o com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata.

A cerimónia contou ainda com a celebração do 2.º aniversário de BA8, não tendo sido esquecido os 58 anos daquela unidade como Aeródromo de Manobra N.º 1. Para marcar a efeméride, foram rendidos os Porta-Estandartes Nacionais e da Unidade, bem como homenageados os que faleceram ao serviço daquela Unidade. A celebração foi ainda oportunidade para reconhecer os militares e trabalhadores civis da Unidade que mais se destacaram, através de uma cerimónia de condecorações, que incluiu ainda a entrega das medalhas das campanhas a antigos combatentes.

Nascido em 1975 e natural de Paredes, no Porto, o Coronel Agostinho Rocha ingressou na Academia da Força Aérea em 1995, na especialidade de Piloto-Aviador, tendo sido brevetado, na Base Aérea N.º 11(BA11), Beja, em janeiro de 2001, após concluir o tirocínio em TB-30 Epsilon e Alpha-Jet. Enquanto Piloto-Aviador passou pela Esquadra 103 – “Caracóis” e pela Esquadra 301 – “Jaguares”, onde foi qualificado piloto operacional em Alpha-Jet. Em 2008 foi colocado na Componente E-3A da NATO (AWACS) em Geilenkirchen, Alemanha, tendo participado em operações reais desta componente, como a International Security Assistance Force (ISAF), no Afeganistão, e na Operation Unified Protector (OUP), na Líbia. Depois de uma passagem pelo C-130H na Esquadra 501 – “Bisontes”, transitou para a Esquadra 601 – “Lobos”, tendo sido nomeado Comandante desta Esquadra entre 2014 e 2019. Seguiram-se os cargos de Comandante do Grupo Operacional 111, na BA11, e Chefe do Centro de Operações Aéreas do Comando Aéreo, cargo que desempenhou até à presente data.