Conteúdo principal

Força Aérea resgata homem de 50 anos em emergência médica

A Força Aérea realizou o resgate de um tripulante, de 50 anos de idade, que se encontrava a bordo do navio "CHRYSALIS", a navegar a 172 quilómetros do Montijo, durante o dia de ontem.

O homem apresentava sintomas que indicavam a necessidade de auxílio médico imediato, o que levou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, da Marinha, a ativar o Centro de Busca e Salvamento da Força Aérea.

Perante o pedido de auxílio, foi ativada a Esquadra 751 – “Pumas”, sediada na Base Aérea N.º 6, no Montijo.

Com recurso ao helicóptero EH-101 Merlin, o resgate decorreu dentro dos parâmetros habituais para este tipo de operação. Esta tipologia de missão exige sempre uma estreita coordenação entre piloto, operador de guincho e recuperador-salvador, por forma a que tudo seja feito em segurança e da forma mais célere possível.

Já no interior do helicóptero, o resgatado foi estabilizado a bordo pelo Enfermeiro Aeronáutico e transportado até ao Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, onde aguardava uma equipa médica do INEM para continuidade dos cuidados de saúde necessários à sua condição.

Com mais esta missão, a Força Aérea reafirma a sua disponibilidade permanente para apoiar quem necessita, mantendo o compromisso de proteger e servir, em terra e no mar, “Para Que Outros Vivam”.