No âmbito da missão enhanced Air Policing 2026 (eAP26), a Força Aérea vai destacar, entre 1 de abril e 31 de julho, quatro F-16M e até 95 militares para a Base Aérea de Amari, Estónia.
Ontem, 13 de março, a Força Nacional Destacada (FND) recebeu o Estandarte Nacional pelas mãos do Diretor das Operações Aéreas, Brigadeiro-General Carlos Lourenço, que presidiu à cerimónia na Base Aérea N.º 5, Monte Real.
A missão eAP26 é parte das Assurance Measures da NATO, introduzidas em 2014, após a anexação da Crimeia pela Rússia. O principal objetivo é colaborar com a missão de Defesa Coletiva da NATO, contribuindo para a segurança e dissuasão de possíveis ameaças nos Estados Bálticos - Estónia, Letónia e Lituânia - através da criação de um destacamento aéreo em Amari, na Estónia.
Durante a missão, o contingente nacional estará à disposição da NATO para realizar missões de policiamento aéreo num estado de alerta muito elevado, contribuindo assim para a salvaguarda e a integridade do espaço aéreo dos países bálticos. Além disso, serão realizadas missões de treino e interoperabilidade com as forças presentes na região, sejam elas aéreas, terrestres e/ou navais, a fim de garantir a manutenção dos mais elevados níveis de proficiência entre todas, reforçando os laços de cooperação e a capacidade dos membros da Aliança.
Desde 2007, a Força Aérea tem contribuído regularmente para a defesa aérea dos países bálticos e da Islândia, com destacamentos periódicos de aviões F-16M e com militares colocados nos Centros de Relato e Controlo daqueles países.
Esta vai ser a nona participação da Força Aérea em missões de policiamento aéreo da NATO nos países bálticos, a segunda a operar a partir da Estónia, o que demonstra o compromisso da instituição para com a Aliança.
