Conteúdo principal

Baltic Air Policing: Media Days

O bloco 36 da missão do Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), composto por um destacamento português (lead nation) e um destacamento canadiano, realizou um Media Day nos dias 19 e 20 de Novembro de 2014.

O primeiro dia foi direccionado para apresentação do destacamento português e canadiano, enquanto o segundo foi reservado para a realização de uma sessão fotográfica air to air onde foi possível captar imagens, a partir de um C-27 da Força Aérea Lituana, de um F-16 português e de um CF-18 canadiano em formação.

O primeiro dia foi iniciado às 08h30 com um briefing de boas vindas, onde os militares de relações públicas das três nações (Portugal, Canadá e Lituânia) fizeram uma apresentação do programa dos dois dias. Depois foi feito um ponto de imprensa onde estiveram presentes o Comandante da Base Aérea de Siauliai (Lituânia) – Tenente Coronel Vidmantas Rakl -, o Comandante do destacamento português (que acumulativamente assume as funções de comandante do BAP Bloco 36, visto Portugal ser a lead nation desta missão NATO) - Tenente Coronel Luís Morais - e o Comandante do destacamento canadiano – Tenente Coronel David Pletz.

Por volta das 09h45 todos os OCS foram encaminhados para o edifício administrativo do destacamento português onde foram recebidos com um briefing dado pelo Comandante do Destacamento - Tenente-Coronel Luís Morais. O briefing teve por objectivo apresentar a missão do destacamento português e os procedimentos a ter no que concerne à captação de imagens e som dentro das instalações do destacamento. Seguidamente foi-lhes proporcionado um scramble (saída de pilotos e aeronaves para interseção aérea) simulado, por forma a serem captadas imagens de todo o trajecto efectuado pelas equipas de alerta até às respectivas aeronaves durante um scramble real.

Os OCS, devidamente posicionados à saída dos Hangar’s, captaram imagens da saída dos dois F-16 portugueses de alerta até à descolagem, tendo sido feito - extraordinariamente - um joint take-off com um CF-18 canadiano. No seguimento da descolagem, os OCS foram encaminhados para a torre de controle da Base Aérea de Siauliai para um ponto de imprensa com o comandante de destacamento português e para mais uma oportunidade de captar imagens, com uma passagem aérea feitas pelas aeronaves acima referidas.

O segundo dia foi iniciado às 10H00, com uma sessão fotográfica air to air, a partir de uma aeronave C-27 da Força Aérea Lituana. No ar estavam um F-16 português e um CF-18 canadiano, em formação. Foram realizadas duas horas de voo, onde foi possível captar imagens únicas das duas aeronaves. O Media Day terminou após a aterragem do C-27 Lituano, às 12H00.

A comunicação social conseguiu ficar com uma noção mais pormenorizada desta força multinacional que, em representação da NATO, opera a partir da Base Aérea de Siauliai com um inexcedível espírito de missão, em prol da defesa do espaço aéreo dos países bálticos.



Por: DF
1SAR/SAS