RCC Lisboa organiza exercício de Busca e Salvamento

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) organizou, no passado dia 25 de maio, o exercício de Busca e Salvamento, SAREX Lisboa.

Neste treino conjunto, que decorreu em ambiente marítimo ao largo de Sines, participaram as Esquadras 751, 502 e 601.

Como cenário, tiveram a simulação de acidente com um F-16 MLU Bi-lugar, com ejeção dos pilotos e consequente queda no mar.

Dado este cenário, o RCC Lisboa, em conjunto com um observador do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), efetuaram os cálculos de deriva e definiram os padrões e as coordenadas para a busca, tendo empenhado as aeronaves P-3C CUP+ e um C-295M, para realizarem as buscas pelos pilotos do F-16.

As boias de simulação, que foram lançadas pelo Helicóptero a cerca de 55km a oeste de Sines, foram encontradas pelos dois meios empenhados, e posteriormente resgatadas pelo EH-101 Merlin, que realizou a extração através de guincho.

Este exercício teve como objetivos testar o tempo de prontidão das aeronaves, e providenciar treino conjunto entre as esquadras de voo e os centros de busca e salvamento aéreo e marítimo, potenciando as capacidades de sucesso em futuras missões deste tipo.

É de relembrar que Portugal possui uma das maiores zonas de Busca e Salvamento do mundo, uma área com mais de 5.000.000 km², e onde toda e qualquer missão de Busca e Salvamento é da inteira responsabilidade da Força Aérea e da Marinha de Portugal.