Conteúdo principal

Duas missões de salvamento em menos de 24 horas

 

A Força Aérea realizou duas missões de busca e salvamento em menos de 24 horas, tendo uma delas ocorrido em Portugal continental e a outra no arquipélago dos Açores.

A primeira missão, no dia 17 de junho, aconteceu durante a tarde e envolveu um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”, que foi ativado para resgatar uma senhora após queda na falésia da praia da Ursa, em Sintra. O resgate foi efetuado com sucesso, tendo a sinistrada sido encaminhada a uma unidade hospitalar.

A segunda missão de salvamento foi realizada já na madrugada do dia 18 de junho e teve como objetivo o resgate de um doente que seguia a bordo do Navio Hospital Espanhol JUAN DE LA COSA. A embarcação navegava a 444 quilómetros da ilha Terceira, arquipélago dos Açores, e o doente, um homem 64 anos e nacionalidade francesa, precisava de assistência médica diferenciada.

O paciente foi resgatado com sucesso pela tripulação do helicóptero EH-101 Merlin e transportado para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde aguardava uma ambulância para o transportar ao Hospital do Divino Espírito Santo.

Nesta missão, devida à distância, foi empenhada uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “ Elefantes” para realizar a deteção inicial do navio e fazer o acompanhamento ao helicóptero. Ambas as aeronaves pertencem à Base Aérea N.º6, no Montijo, estando em destacamento permanente na Base Aérea N.º4, nos Açores.

Estas missões foram coordenadas pelos centros de Busca e Salvamento Aéreo, de Lisboa e das Lajes.