Conteúdo principal

Força Aérea resgata em alto mar

A Força Aérea resgatou uma mulher, durante a noite de ontem, 2 de abril, a 590 quilómetros oeste da Ilha Terceira, nos Açores.

No resgate estiveram envolvidos dois meios aéreos, um helicóptero EH-101 Merlin e um avião C-295M, que fez o acompanhamento à missão.

A jovem francesa, de 19 anos, foi resgatada pela tripulação de alerta da Esquadra 751 – “Pumas” em destacamento permanente na Base Aérea N.º 4 (BA4), Lajes. Após o resgate, foi encaminhada para a BA4, onde uma ambulância a transportou para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Com uma duração de quase seis horas e realizada em alto mar, a missão do helicóptero EH-101 Merlin foi acompanhada por um avião C-295M devido à distância da área de operações, assegurando-se assim o sucesso da missão.

Esta operação envolveu o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar.

A Força Aérea mantém um dispositivo de alerta permanente para as missões de Busca e Salvamento, com tripulações no Continente, nos Açores e na Madeira, seja em terra seja no mar. Para além do território nacional, fazendo Portugal fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, a Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.

A voar, protegemos.