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Força Aérea participa em buscas por náufrago da embarcação Toby Wallace

A Força Aérea esteve envolvida, no dia 15 de fevereiro de 2016, numa operação de busca e salvamento a oito tripulantes da embarcação a remos Toby Wallace, que se encontrava a cerca de 2.487 km (1.343 milhas náuticas) a sudoeste da ilha de São Miguel, Açores.
 
Esta embarcação tinha como objetivo bater o recorde de tempo da travessia a remo do Atlântico, tendo partido das Canárias com destino a Barbados no dia 28 de janeiro de 2016. Um dos tripulantes foi dado como desaparecido, após a embarcação ter sofrido um golpe de mar.
 
Foram ativadas as aeronaves P-3C CUP+ da Esquadra 601 – “Lobos” da Força Aérea Portuguesa e Falcon 50 da Marinha Francesa (que se encontrava em Dakar, Senegal).
 
Prevendo que a ação de busca e salvamento se pudesse prolongar, foi enviada para o local a Corveta António Enes, da Marinha Portuguesa.
 
O primeiro meio a chegar ao local foi o Falcon 50 francês, que chegou à zona de operações às 10h50, horas locais, tendo permanecido no local até às 12h31, reportando ter estabelecido contacto com a tripulação da embarcação, sem no entanto ter detetado o náufrago.
 
O navio mercante Sea Pearl chegou ao local às 12h20 e iniciou as buscas na área de probabilidade indicada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC), da Marinha. Por volta das 18h20, o navio terminou as buscas e iniciou a manobra de resgate da tripulação, tendo recolhido todos os tripulantes menos o dado como desaparecido pelas 18h50.
 
O P-3C CUP+ chegou ao local às 14h35 e permaneceu na área de busca até às 16h15. Durante este período, a aeronave cobriu uma área de cerca 4.170 Km (2.250 milhas náuticas) quadrados, sem avistar do náufrago.
 
Considerando o esforço de busca realizado pelos diversos meios empregues e o grau de probabilidade de encontrar o náufrago, altamente condicionado pelo facto de na altura da queda ao mar não estar a envergar colete de salva-vidas, o MRCC Delgada deu por terminadas as buscas às 19h33.
 
As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento 40km/h e ondulação com cerca de três metros.