Conteúdo principal

Exercício ASAREX 2025 arranca nos Açores

A Força Aérea deu hoje início ao Advanced Search and Rescue Exercise 2025 (ASAREX25), através de uma Cerimónia de Abertura que decorreu na Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Ilha Terceira.

A cerimónia foi iniciada com um discurso do Comandante da Zona Aérea dos Açores, Major-General António Moldão, que deu as boas-vindas a todos os participantes do exercício. Após o discurso inicial procedeu-se às apresentações pelas Esquadras participantes, relacionados com questões operacionais, de segurança, logística, saúde, bem como do Centro de Operações Espaciais e do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa e das Lajes.

O Asarex, que decorre até 12 de setembro a partir da BA4, tem como principal objetivo promover a cooperação e interoperabilidade entre os participantes com responsabilidade na área da Busca e Salvamento, criando vários cenários, o mais reais possível, no qual meios aéreos, navais e terrestres treinam em conjunto.

Destaque neste exercício para a estreia do domínio espacial, através do Centro de Operações Espaciais da Força Aérea, que acrescenta uma nova dimensão ao exercício.

No ASAREX25 vão participar meios aéreos de vários países, nomeadamente o helicóptero EH-101 Merlin e os aviões P-3C CUP+, C-130H e C-295M da Força Aérea Portuguesa, um avião C-295 da Força Aérea do Canadá e um helicóptero AS332 Super Puma e um avião CN-235 a Força Aérea Espanhola.

Além dos meios aéreos, participam também neste exercício a Marinha Portuguesa, a Guarda Costeira do Canadá, Guarda Costeira dos Estados Unidos da América, Autoridade Marítima Nacional, Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, empresas Atlânticoline, Mutualista Açoreana e a Escola do Mar dos Açores.